Em caso de falecimento, o primeiro passo de nosso cliente é ligar para o plantão 24hs e avisar um de nossos agentes de apoio pelo telefone:

(12) 3925-8500

A URBAM é a responsável por todo o serviço funerário, mas os Agentes de Apoio da Aussel podem agilizar e conduzir de maneira efetiva o processo burocrático do funeral.

O cliente deve ter as seguintes informações para o atendimento da Aussel:

  • Nome do Titular;
  • Número do Contrato Aussel;
  • Telefone para contato.

A Aussel ajudará com a Declaração de Óbito, documento necessário para que seja efetuado o velório e enterro. Para isso o declarante precisará dos seguintes documentos:

Documentos pessoais do falecido: RG, CPF, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Certificado de Reservista (para homens).

RG e CPF do declarante.

Obs.: Na falta de algum destes documentos é imprescindível a apresentação do RG e CPF do falecido e do declarante.

Dependendo de como ocorreu a morte, a Declaração de Óbito será emitida pelo hospital, IML ou médico.

A Declaração de óbito será emitida de acordo com a situação da morte:

Morte Natural em Residência

A família deve contatar nosso plantão 24hs para que nosso agente vá até a residência. Nosso agente acompanhará a familia até a delegacia de polícia mais próxima para comunicar o falecimento e fazer o boletim de ocorrência. A Delegacia realizará o contato com a Funerária solicitando a remoção do corpo, que será levado ao Hospital Municipal, localizado na Vila Industrial.

A família deverá se dirigir ao hospital para retirar a Declaração de Óbito e em seguida comparecer ao Serviço Funerário da Urbam.

Falecimento em Hospital

O hospital providenciará a Declaração de Óbito. Se a morte for considerada violenta, o corpo será encaminhado ao IML e a família deverá comparecer a uma Delegacia de Policia para registrar o Boletim de Ocorrência. Após este procedimento a família deverá comparecer ao IML para retirar a Declaração de Óbito.

Morte em Via Pública

a) Morte Natural

Nestes casos, quando a morte acontece em via publica, o corpo é encaminhado ao hospital municipal e a família deverá comparecer para retirar a Declaração de Óbito.

b) Morte Violenta

Morte violenta é toda aquela que acontece de forma não natural, como é o caso de quedas, atropelamentos, afogamentos e homicídios.

A família deverá informar à Delegacia de Policia sobre o óbito. Esta providenciará a liberação do corpo e emitirá uma requisição para a necropsia. Após este procedimento a família poderá retirar a Declaração de Óbito no IML e comparecer ao Serviço Funerário.

Seguro DPVAT:

Em casos de morte por Acidente de Trânsito ou atropelamento, a família pode solicitar a indenização do Seguro Obrigatório. Para isso será necessária a Certidão de Óbito retirada em cartório, alem de uma série de outros documentos que o atendente do Serviço Funerário irá orientar. Mais informações em: www.dpvatseguro.com.br

Morte de Recém-Nascidos

a) Com Certidão de Nascimento

O pai ou a mãe deve comparecer ao Serviço Funerário portando RG e CPF e os documentos necessários para o registro de óbito (Declaração de Óbito e Certidão de Nascimento).

b) Sem Certidão de Nascimento

O pai ou a mãe deve comparecer a Funerária portando RG e CPF e os documentos necessários para o registro de óbito (Declaração de Óbito e a Guia de Nascido Vivo). No ato do registro de óbito deve-se dar um nome à criança.

Importante: Caso os pais não sejam casados legalmente é necessário que ambos compareçam ao Serviço Funerário para assinara declaração de óbito.

c) Natimorto (nascido sem vida)

Em casos de natimorto, segue-se o mesmo procedimento de recém-nascido, porem não é necessário dar nome a criança.

Cremação

Quando a família optar pela cremação, ela deverá cumprir todo o procedimento padrão de registro de óbito na funerária e ainda considerar algumas exigências, conforme o tipo de morte.

a) Morte Natural Declaração de Óbito assinada por dois médicos. Além disso, é preciso esperar 24 horas após o horário do óbito para que o corpo possa ser cremado.

b) Morte Violenta: Declaração de óbito assinada pelo legista e Autorização Judicial, conforme a Lei 6015 de dezembro de 1973.

No município de São José dos Campos o serviço de cremação é realizado apenas por uma empresa particular. Na ocasião do atendimento, a Urbam orientará quanto aos procedimentos legais.