(12) 3925-8500     (12) 99104-3600 faleconosco googleplay
noticia-morte-entes-querido

Como dar a notícia de morte para os entes queridos

A morte repentina é um susto para toda a família, e é preciso muito cuidado para dar a notícia, pois isso fará diferença na assimilação, principalmente para as crianças. A morte anunciada, aquela onde a pessoa já está doente, mesmo não sendo uma surpresa, também precisa de cuidados na hora de dar a notícia.

A reação das pessoas a morte difere muito, pois varia de acordo com a cultura, educação, relação com o ente querido, situação de morte etc. é um momento dolorido, de difícil aceitação. Muitas vezes as pessoas saem de si, e acabam por não lembrar desse momento depois. É uma proteção de sua mente, que não quer encarar a situação, ou que precisa ser prática naquele momento, para apoiar os outros, resolver as pendencias até que possa se entregar ao luto.

Para as crianças, a notícia pode ser a primeira experiência de perda e a forma como a notícia for dada vai influenciar em toda sua forma de ver a morte. É preciso cuidado.

É importante que o portador da notícia seja alguém querido, alguém próximo que poderá dar suporte, dar carinho aquele que recebe a notícia. No caso das crianças é importante perguntar o que ele está entendendo da situação e a partir daí explicar que a pessoa morreu usando a palavra morte. Assim ela poderá começar a associar a morte ao processo da vida. Tudo nasce, cresce e morre. Crianças muito pequenas não entendem a irreversibilidade da morte, mas mesmo assim devem ser incentivadas a começar a assimilar.

Enfim, nesse momento dolorido, se for o portador, procure ser compreensivo e carinhoso. Um abraço vale mais do que palavras.

Author Info

Aussel

Sem Comentários

Postar um Comentário